top of page

Dia Mundial do Câncer: pela prevenção!




O câncer já é a doença que mais acomete pessoas no mundo, são mais de 12 milhões de casos novos anualmente, segunda a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê cerca 1,2 milhões de novos casos de câncer até final de 2019. Em 2018, surgiram perto de 582 mil novos casos, sendo 300 mil em homens e 282 mil em mulheres. Este ano, há uma possibilidade de crescimento muito expressiva. Mas é possível prevenir o câncer?

Especialistas garantem que para evitar virar estatística, só a mudança de hábitos ruins e uma vida mais saudável podem alterar este cenário. Fora as predisposições hereditárias, é possível retardar ou evitar os gatilhos que ativariam o câncer. Para isso, além das recomendações de praxe para muitas outras doenças reduzir o consumo de álcool, evitar o tabagismo, sedentarismo, obesidade -, para o câncer, especificamente, é fundamental também evitar exposição excessiva ao sol.

Mas, além disso, na prevenção do câncer, de qualquer tipo, é essencial ter uma alimentação correta e a prática regular de exercício físico, ações que provocam um efeito anti-inflamatório no organismo.

Consumir mais frutas, verduras e legumes (bem lavados, isso é fundamental), é importantíssimo reduzir o consumo de carne vermelha. O recomendável por semana é o máximo de 450 gramas. Uma grande ajuda na redução do risco para câncer de intestino e de mama, especialmente.

E mais: cuidar-se. Fazer exames periodicamente conforme orientações do médico. Um check-up bem conduzido e disciplinado, conhecendo seus fatores de risco e histórico familiar podem ajudar muito. O diagnóstico precoce – que torna curável muitos tipos da doença - só é possível com esta atitude. Cerca de 50% dos cânceres só são descobertos em estágios avançados, o que dificulta a cura. Prevenção é tudo.


Fonte: Hospital Monte Sinai

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page